terça-feira, 24 de novembro de 2015

Turquia abate caça russo


Foto: Piloto turco


A presidência da Turquia confirmou ter abatido nesta terça-feira (24/11/2015) um caça russo do modelo Su-24, que caiu em território sírio perto da fronteira com o país. O governo turco afirma que a aeronave violou seu espaço aéreo e não respondeu a "diversas" advertências, tendo como consequência o ataque por um caça F-16. O premiê da Turquia, Ahmet Davutoglu, ordenou consultas com a Otan, a ONU e países relacionados para debater o caso.
Os pilotos da aeronave se ejetaram durante a queda, segundo a emissora "CNN-Türk", mas infelizmente um dos soldados morreu e o outro foi capturado por terroristas sírios turcomanos (Os turcomanos, são uma minoria síria que fala turco). Os terroristas travestido de rebeldes lutam contra o legítimo governo da Síria, o regime do presidente Bashar al-Assad nas montanhas da fronteira turca, perto da província de Hatay (que se localiza no sul da Turquia), e são um dos alvos dos bombardeios russos no país, mas sobre a captura, nada está confirmado.
Os turcomanos, recebem apoio diretamente da Turquia, enquanto os aviões russos respaldam o regime de Assad, o que acrescenta complicações diplomáticas ao incidente, esse pode ter sido um dos motivos que levaram o governo turco a atacar o caça russo.
O Ministério de Defesa da Rússia (Миноборонпром) informou que o avião de guerra abatido era da Força Aérea do país, mas não violou o espaço aéreo turco.
O ministério russo disse: "Durante o voo, o avião permaneceu todo o tempo sobre o território da Síria, como ficou registrado nos radares. O avião voava a 6 mil metros de altitude. Estamos esclarecendo o que ocorreu com os pilotos"
 O Exército turco alegou que o avião foi informado mais de dez vezes durante cinco minutos sobre a violação.
 O porta-voz do governo da Rússia, Dmitri Peskov, afirmou que a queda do SU-24 é "muito grave", mas que o Kremlin vai aguardar que todas as circunstâncias do incidente sejam esclarecidas. "Trata-se de um fato muito grave, mas, sem ter informações plenas, é impossível e incorreto dizer algo sobre o assunto", disse Peskov à imprensa russa.
O porta-voz disse que o Ministério da Defesa da Rússia não pode determinar, por enquanto, as causas da queda do avião. Porém, disse que a aeronave "estava no espaço aéreo da Síria". "Seria incorreto avaliar o incidente, fazer conjeturas ou tirar conclusões sem ter todas as informações", ressaltou Peskov.
A anos a Turquia vem financiando os terroristas que lutam na Síria, os "rebeldes" do exército livre da síria atravessam livremente a fronteira entre a Túrquia e a Síria, algo já documentado pela "VICE News". 
 A Turquia é uma das passagens para a entrada de estrangeiros na guerra na Síria, mas há relatos que terroristas fugiram da Síria través da Turquia, então, se resume, o governo turco da "passe livre" aos terroristas para os grupos extremistas se movimentarem em seu território. Mas algo é suspeito, porque a Turquia nunca foi alvo dos terroristas? Simples, os terroristas nâo vão atacar seu líder, ou aquele que lhe financia. 

Imagem do satélite no momento do ataque,
imagem retirada do jornal "Beirute Press
Imagens do soldado russo que morreu:

Sergei Rumyantsev
Foi o soldado russo martirizado hoje na Síria, após o ataque covarde da Turquia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.